
Você sabe qual medida tomar logo após comprar um veículo? O que fazer? Então, preste atenção: para ter mais segurança no trânsito, a primeira coisa que precisa fazer é contratar um seguro de carro.
Quer aprender a melhor maneira de contratar e quais são os itens indispensáveis na hora de escolher a cobertura?
Então fique de olho no artigo a seguir!
O que é um seguro de carro?
O seguro de carro é um contrato que garante que uma seguradora cubra as necessidades do proprietário, seja em acidentes ou necessidades do dia a dia.
A cobertura pode abranger desde um arranhão a um roubo. Depende do que foi acordado no momento da contratação.
Fazer uma escolha sábia e com uma empresa que entende do assunto é fundamental para garantir segurança, comodidade, qualidade de vida e ainda se resguardar financeiramente diante de prejuízos de um acidente ou grande evento envolvendo o veículo.
Por que fazer um seguro de carro?
Se você quer ter proteção no trânsito e segurança, fazer o seguro é de suma importância. Pode ser personalizado de acordo com as suas necessidades, desejos, ideias e até ser moldado de acordo com o seu perfil.
Fazer o seguro de carros garante tranquilidade e amparo em muitas situações.
Como escolher o melhor seguro de carro
Comprou um carro e está com dúvida de como escolher o melhor seguro? Preparamos uma lista que vai te ajudar com isso!
Analise com muito critério as coberturas oferecidas
É necessário realizar uma análise criteriosa das coberturas oferecidas pela seguradora. Além das obrigatórias, é preciso entender as adicionais que farão diferença na sua rotina.
Tudo vai depender do seu estilo de vida e hábitos, além do seu perfil na condução e especificações do veículo! Por exemplo: vai estacionar o carro na rua ou na garagem? Pega a estrada?
É importante examinar cada tipo de cobertura com cuidado e, se possível, com ajuda de quem entenda. Isso, porque alguns pontos são descartáveis para carros zero, como a assistência 24 horas, já que a maioria das montadoras de carros oferecem esse serviço gratuitamente por um período.
Conheça os tipos de cobertura
As seguradoras têm seus serviços prestados em categorias diferentes. A contratação deve ser feita com base nos citas que citamos acima: modelo do carro, perfil de condução e hábitos do dia a dia.
Alguns dos principais tipos de coberturas apresentadas hoje no mercado nacional pelas seguradoras são:
- Cobertura Básica
- Cobertura Compreensiva ou Completa
- Cobertura Furtou ou Roubo
- Cobertura de Danos a Passageiros
- Cobertura Danos a Terceiros
Verifique o valor da franquia
Antes de optar por uma franquia mais alta é importante lembrar que o segurado deverá arcar com todas as despesas que custem menos que o valor estipulado em contrato. Isso significa que, quanto maior o preço da franquia, menor será o valor da apólice.
Por esse motivo, é preciso avaliar com muito cuidado se o orçamento comportará a opção escolhida em caso de sinistro (um fato ou situação inesperada que se acontecer haverá pagamento de indenização).
Por causa do aumento da população brasileira atualmente, a frota de carros e automóveis nas ruas está cada vez maior. O recomendado, portanto, é que os contratantes ampliem na apólice a cobertura de RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos), que incluem danos materiais, corporais a você e a terceiros.
Estacione em garagens e use dispositivos antifurto
A maioria das seguradoras oferecem maiores vantagens para veículos que não ficam expostos nas ruas, principalmente durante a noite. Geralmente o desconto para esses segurados variam entre 5 e 10%, de acordo com o período que passa dentro de garagens e estacionamentos.
E a mesma regra é válida para a utilização de dispositivos antifurto, aqueles que contém bloqueadores e rastreadores. Se o segurado tiver a junção desses dois requisitos (estacionamento + dispositivo antifurto) poderá obter um ótimo preço da apólice.
Não minta na hora da contratação do seguro de carro
É necessário passar uma série de informações para a seguradora na hora de fazer a contratação do seguro de carro. Esses dados são usados para que a seguradora calcule o preço final do seguro.
Algumas dessas informações são: quem será o condutor principal, se mais alguém tem o costume de dirigir o veículo, onde o carro permanece estacionado e muitos mais, dependendo do que a seguradora pedir.
Não minta tentando baratear o contrato! Caso os dados informados não sejam verdadeiros, a seguradora pode até não realizar o pagamento da indenização.
Contrate uma boa empresa para auxiliar na contratação
Escolher uma boa empresa para ajudar a escolher a melhor cobertura, seguindo o perfil de condução e hábitos é fundamental para garantir maior tranquilidade.
Na Garantiu, oferecemos cotação em 18 seguradoras, consideradas as melhores do país, para apresentar sempre o melhor custo-benefício.
Conheça algumas das seguradoras com que trabalhamos:
– Allianz
– Tokio Marine
– Mapfre
– HDI Seguros
– Porto Seguro
Para saber qual seguradora é a melhor para você, faça agora uma cotação agora mesmo. É fácil e rápido.